1. Falei da presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia. Após as palavras da consagração, na Missa, o pão deixa de ser pão e o vinho deixa de ser vinho, transubstanciando-se no Corpo e Sangue do Senhor. Os acidentes permanecem – a aparência de pão e de vinho – mas a substância é outra.

Esta verdade da fé tem sido confirmada através de factos extraordinários denominados milagres eucarísticos.


2. Carlo Acutis, nascido em 03 de maio de 1991, falecido em 12 de outubro de 2006 e beatificado em 10 de outubro de 2020, foi um grande devoto da Santíssima Eucaristia e exerceu o apostolado através da Internet. Organizou a exposição «Os Milagres Eucarísticos no Mundo» que pode ser vista, virtualmente, nas páginas www.carloacutis.com e www.miracolieucaristic.org. Apresenta, com uma seleção extensa de fotografias e descrições históricas, alguns dos principais Milagres Eucarísticos (aproximadamente 136) que ocorreram ao longo dos séculos em vários países do mundo e foram reconhecidos pela Igreja.

Vou informar, particularmente, de dois: hoje, o de Lanciano, na Itália; na próxima semana, o de Santarém, em Portugal.


3. O Milagre Eucarístico de Lanciano aconteceu na igreja de São Francisco, no ano 750. Um monge sacerdote pôs em dúvida que na Hóstia Consagrada se encontrasse realmente o Corpo e o Sangue do Senhor. Ao celebrar a Missa e depois de proferir as palavras da consagração, viu transformar-se em Carne a Hóstia e em Sangue o Vinho.

O milagre foi observado pelos fiéis presentes.

A Carne ainda hoje permanece intacta. O Sangue está dividido em cinco partes desiguais que pesam tanto todas juntas como cada uma delas.


4. Em 1970, doze séculos depois, o Doutor Edoardo Linoli, Diretor do Hospital de Arezzo e Professor de Anatomia, Histologia Patológica e Química e Microscópica Clínica, foi convidado para elaborar um exame científico detalhado sobre aquelas relíquias. Em 04 de março de 1971 apresentou um relatório minucioso dos vários estudos feitos tendo concluído que:

a) A “Carne Milagrosa” é verdadeira carne, constituída por tecido muscular do miocárdio.

b) O “Sangue Milagroso” é verdadeiro sangue.

c) A Carne e o Sangue são de natureza humana e ambos pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB, grupo a que pertence o homem do Santo Sudário e característico das populações do Médio Oriente.

d) As proteínas contidas no sangue estão igualmente repartidas, em percentagens semelhantes às do esquema soro proteico do sangue fresco normal.

e) Encontram-se no sangue os seguintes elementos: cloro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio.

f) Nenhuma secção histológica revelou traços de infiltração de sais ou de substâncias conservantes, utilizadas na antiguidade para a mumificação dos corpos.


5. Em 1973 o Conselho Superior da Organização Mundial de Saúde (OMS) nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões a que tinha chegado o professor Linoli. Essa pesquisa foi exatamente a mesma que efetuou este professor com outros exames complementares.

Os trabalhos duraram 15 meses e foram realizados 500 exames. Concluiu-se que os fragmentos recolhidos em Lanciano não se assemelhavam a tecidos mumificados. E quanto à natureza dos fragmentos da Carne, a comissão declarou tratar-se de um tecido vivo, porque responde rapidamente a todas as reações clínicas próprias dos seres vivos. A Carne e o Sangue do Milagre de Lanciano permanecem com as características semelhantes às recém recolhidas por um ser humano.

Este relatório das pesquisas científicas da Comissão Médica da OMS e da ONU, publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, concluiu que a ciência, consciente dos seus limites, se encontra perante a real impossibilidade de dar uma explicação para este fenómeno.

QOSHE - Mistério da fé 2 - Silva Araújo
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Mistério da fé 2

29 0
09.05.2024

1. Falei da presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia. Após as palavras da consagração, na Missa, o pão deixa de ser pão e o vinho deixa de ser vinho, transubstanciando-se no Corpo e Sangue do Senhor. Os acidentes permanecem – a aparência de pão e de vinho – mas a substância é outra.

Esta verdade da fé tem sido confirmada através de factos extraordinários denominados milagres eucarísticos.


2. Carlo Acutis, nascido em 03 de maio de 1991, falecido em 12 de outubro de 2006 e beatificado em 10 de outubro de 2020, foi um grande devoto da Santíssima Eucaristia e exerceu o apostolado através da Internet. Organizou a exposição «Os Milagres Eucarísticos no Mundo» que pode ser vista, virtualmente, nas páginas www.carloacutis.com e www.miracolieucaristic.org. Apresenta, com uma seleção extensa de fotografias e descrições históricas, alguns dos principais Milagres Eucarísticos (aproximadamente 136) que ocorreram ao longo dos........

© Diário do Minho


Get it on Google Play