No passado dia 5 de dezembro, celebrou-se o dia de São Geraldo, que além de ter sido o primeiro arcebispo da Arquidiocese, é, também, o padroeiro da cidade de Braga.
Tradicionalmente, no dia das suas comemorações, abrem-se as portas da Capela de São Geraldo, situada na Sé de Braga, local onde o arcebispo se encontra sepultado. Se ainda não visitou a Capela, no dia 5 de Dezembro, aconselhamos a que o faça, pois, em alusão à lenda do Santo, a capela é decorada com frutas, ficando com uma aparência única.
Contudo, quando pensamos em celebrar o São Geraldo, a JovemCoop pensa mais longe. Afinal, é impossível falar no padroeiro da cidade sem pensar no Edifício que compõe o nosso centro histórico e que, reza a lenda, espera por um milagre. Falamos do antigo cineteatro de Braga, que pertence, atualmente, à arquidiocese de Braga, mas que está arrendado, pela Câmara Municipal de Braga, por cerca de 12.500 euros por mês. O aluguer, feito em 2017, pretendia evitar a demolição do imóvel que é um marco na história da cidade e voltar a dar-lhe a vida cultural de outrora. Para isso, foram apresentados à cidade alguns projetos para o edifício, no entanto, volvidos cerca de 5 anos, nada foi feito ao edifício devoluto que continua a pesar nas contas do município.
Recentemente, a Câmara Municipal de Braga, confrontada com a situação do S. Geraldo, anunciou a sua possível aquisição. O certo é que o Cinema São Geraldo nunca mais voltou a ter vida e o projeto cultural nunca chegou a sair do papel.
Apesar de considerarmos a conservação do S.Geraldo essencial para a história da cidade, é impossível não questionar qual é verdadeiramente a estratégia cultural do município para a cidade de Braga?
É impossível refletir sobre o S. Geraldo sem traçar um paralelismo com a Fábrica Confiança. Afinal, este é o único edifício que resta da história industrial da cidade, que também se encontra em estado devoluto. No entanto, a Confiança pertence ao município de Braga e o mesmo pretendeu alienar-se do imóvel. Após diversas manifestações públicas contra a venda do imóvel, e dos vários projetos que surgiram, a CMB parece não estar interessada em fazer do seu edifício um espaço cultural. Qual será então a grande diferença entre o São Geraldo e a Fábrica Confiança na estratégia cultural da CMB? Porque é que se pretende adquirir um, e dispensar o outro?
Se pensarmos na localização, já foram diversas as vezes em que refletimos sobre a importância de um reforço no eixo que une o centro da cidade à Universidade do Minho, um eixo que precisa de mais vida e que pode descentralizar a cultura do centro histórico da cidade. Sendo a zona da Universidade de Minho, uma zona habitacional mais jovem, talvez um espaço mais próximo, repleto de novas artes, de modernidade, fosse uma forma de aproximar os jovens da cultura e da política da cidade.
Estarão ambas as “lendas” da cidade à espera de um milagre que as traga de novo à vida cultural que já viveram antes?
Falando da cultura da cidade de Braga, a JovemCoop e a Braga+ juntam-se em mais uma edição num percurso pela história bracarense. No próximo sábado, dia 16, pelas 10h, iniciaremos, no Largo da Senhora-a-Branca, o “Percurso da Conceição”, um percurso de visa o culto da Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Braga.
Como já vem sendo habitual, nesta altura do ano, o percurso de dezembro é um percurso solidário, onde a inscrição é uma garrafa de azeite. O objetivo desta doação é contribuirmos com a “Missão Põe Azeite” realizada pelo Grupo Coral de Guadalupe que pretende encher os cabazes distribuídos pela Comissão Social de S. Victor, de forma a temperar o Natal de quem mais precisa. Este ano, com todas as dificuldades que se têm vivido, pedimos a todos os amigos e leitores que sejam solidários nesta causa e deixem a sua garrafa de azeite com a JovemCoop.

Últimas Escreve quem sabe

09 Dezembro 2023

Isralestina/Palestinrael

09 Dezembro 2023

A utilização de veículos elétricos

Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.

QOSHE - “Estratégia cultural... mito ou...” - Margarida Pereira
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Estratégia cultural... mito ou...”

10 0
12.12.2023

No passado dia 5 de dezembro, celebrou-se o dia de São Geraldo, que além de ter sido o primeiro arcebispo da Arquidiocese, é, também, o padroeiro da cidade de Braga.
Tradicionalmente, no dia das suas comemorações, abrem-se as portas da Capela de São Geraldo, situada na Sé de Braga, local onde o arcebispo se encontra sepultado. Se ainda não visitou a Capela, no dia 5 de Dezembro, aconselhamos a que o faça, pois, em alusão à lenda do Santo, a capela é decorada com frutas, ficando com uma aparência única.
Contudo, quando pensamos em celebrar o São Geraldo, a JovemCoop pensa mais longe. Afinal, é impossível falar no padroeiro da cidade sem pensar no Edifício que compõe o nosso centro histórico e que, reza a lenda, espera por um milagre. Falamos do antigo cineteatro de Braga, que pertence, atualmente, à arquidiocese de Braga, mas que está arrendado, pela Câmara Municipal de Braga, por cerca de 12.500 euros por mês. O aluguer, feito em 2017, pretendia evitar a demolição do imóvel que é um marco na história da cidade e........

© Correio do Minho


Get it on Google Play