Tendo 2023 sido um ano profícuo de avanços tecnológicos, não é de admirar o crescente entusiasmo - acompanhado de algum receio – relativamente à evolução da Inteligência artificial (IA). Já ninguém duvida que os desenvolvimentos neste domínio irão reconfigurar a forma como o mundo funciona e como as pessoas interagem nas suas vidas diárias. Mas há outras áreas em grande evolução... Para iniciar 2024, deixarei nesta primeira crónica do ano uma antevisão de seis áreas onde poderemos ver o surgimento de novas tecnologias e de produtos e conceitos inovadores que poderão revolucionar (ainda mais) as nossas vidas.

IA Generativa

Há grande expectativa para ver se a IA generativa irá conseguir corresponder como ferramenta que pode mudar o mundo. Parece existir uma tendência de surgimento, junto com os modelos genéricos como o ChatGPT, de modelos menores, mas mais eficientes em termos de custo. Estes modelos serão desenhados para funcionar em computadores mais simples, podendo até estar limitados a computadores menores em ambientes empresarias. Não só se espera que os modelos sejam mais eficientes e menos propensos a erros (eliminando as conhecidas “alucinações”), mas, sobretudo, que sejam mais bem “treinados”. Como resultado, espera-se que estes “pequenos” modelos se possam depois associar em redes interligadas de modelos concebidos para tarefas mais especificas. Na prática poderemos esperar uma evolução para uma tecnologia mais acessível, versátil e eficaz em termos de custos. Estas inovações permitirão que as organizações dimensionem melhor o seu uso da IA generativa.

Cibersegurança

Com o avanço da computação quântica, uma tecnologia muito disruptiva e que poderá fazer com que os computadores sejam mais velozes em particular na resolução de problemas complexos, começa a surgir uma certa ameaça aos sistemas de segurança informática que temos na atualidade. Espera-se em 2024 possam desenvolvimentos de algoritmos “resistentes” à computação quântica, já que tal será uma necessidade premente para manter a privacidade e a segurança dos dados. Esta mudança emergente promete revolucionar as bases dos padrões de cibersegurança a nível global.

Baterias

A indústria das baterias passará por uma transformação, com implicações significativas para a mobilidade elétrica e armazenamento de energia. As inovações previsíveis na química das baterias, como o aparecimento baterias sem cobalto ou de estado sólido, deverão acelerar em 2024. As de estado sólido, por exemplo, representam uma mudança de tecnologia, já que possuem uma elevada capacidade de armazenamento por um preço inferior ao das baterias tradicionais e reduzem a dependência de materiais como o lítio, níquel, cobalto, minerais de terras raras e grafite, prometendo simultaneamente uma vida útil mais longa e uma maior segurança. Num mundo impulsionado pela transição energética e pela luta contra as alterações climáticas, estes desenvolvimentos emergentes poderão perspetivar um caminho para maior diversidade na indústria de baterias e um uso mais sustentável destas.

Blockchain

A tecnologia blockchain, conhecida principalmente pela sua associação com as criptomoedas, tem aplicações de grande valor e alcance para lá das moedas digitais. Em 2024, espera-se ver uma adoção mais ampla em áreas como a gestão da cadeia de abastecimento, na segurança de sistemas de votação eletrónicos, na verificação de identidade digital, em documentos de certificação, etc.. O potencial da blockchain para remodelar indústrias através da gestão segura e transparente de dados parece estar apenas no seu início.

Semicondutores

Como o bem mais transacionado no mundo, os semicondutores são um elemento crucial da transformação digital. Os chips estão a atingir os 2 nm (para referência, refira-se que uma folha de papel tem cerca de 100 nm de espessura), os transístores estão a aproximar-se do tamanho equivalente a alguns átomos.
Apesar de se aproximar dos limites físicos da miniaturização de chips, preveem-se avanços ao nível do desenho tridimensional dos chips e inovações nos ma- teriais empregues. Além disso, a sustentabilidade está a tornar-se um foco central na indústria de semicondutores, com esforços para construir produtos menos intensivos em recursos, sem comprometer o desempenho. Espera-se uma aceleração da transformação digital em diversas indústrias, possibilitada uma conexão mais forte entre objetos, desde smartphones a veículos elétricos, centros de dados e telecomunicações.

Tecnologia Espacial

Em 2024, a humanidade estará a preparar-se para regressar à lua. Este renovado interesse em tecnologias espaciais visa impulsionar descobertas científicas e ajudar a resolver os desafios mais críticos da Terra, incluindo a monitorização de riscos climáticos, a melhoria nas telecomunicações, bem como o reforço na defesa e soberania dos países envolvidos. A nova era espacial é impulsionada não apenas por agências governamentais, mas também por empresas privadas, desde startups até grandes empresas, e é suportada por várias tecnologias como o 5G, sistemas avançados de conceção de satélites, big data, computação quântica, entre outras. Em 2024, deverá haver uma aceleração na inovação, nomeadamente no desenvolvimento de projetos promissores no campo da propulsão sustentável (seja elétrica ou nuclear) dos veículos espaciais e de novas constelações de satélites, na área das comunicações e da segurança informática.
Se a última “corrida” espacial revolucionou o mundo ao acelerar “inovações inovadoras”, como a tecnologia de satélite, a geolocalização, os circuitos integrados, energia solar, materiais, etc.
Este regresso à área espacial promete revoluções semelhantes nos campos da computação, comunicações e observação da Terra.

Últimas Ideias

14 Janeiro 2024

Que cidade vamos ter com este BRT?

14 Janeiro 2024

Teatro-Cinema de Fafe como espaço de resistência ao fascismo

Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.

QOSHE - “Ano Novo Tecnológico” - Pedro Arezes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Ano Novo Tecnológico”

8 0
15.01.2024

Tendo 2023 sido um ano profícuo de avanços tecnológicos, não é de admirar o crescente entusiasmo - acompanhado de algum receio – relativamente à evolução da Inteligência artificial (IA). Já ninguém duvida que os desenvolvimentos neste domínio irão reconfigurar a forma como o mundo funciona e como as pessoas interagem nas suas vidas diárias. Mas há outras áreas em grande evolução... Para iniciar 2024, deixarei nesta primeira crónica do ano uma antevisão de seis áreas onde poderemos ver o surgimento de novas tecnologias e de produtos e conceitos inovadores que poderão revolucionar (ainda mais) as nossas vidas.

IA Generativa

Há grande expectativa para ver se a IA generativa irá conseguir corresponder como ferramenta que pode mudar o mundo. Parece existir uma tendência de surgimento, junto com os modelos genéricos como o ChatGPT, de modelos menores, mas mais eficientes em termos de custo. Estes modelos serão desenhados para funcionar em computadores mais simples, podendo até estar limitados a computadores menores em ambientes empresarias. Não só se espera que os modelos sejam mais eficientes e menos propensos a erros (eliminando as conhecidas “alucinações”), mas, sobretudo, que sejam mais bem “treinados”. Como resultado, espera-se que estes “pequenos” modelos se possam depois associar em redes interligadas de modelos concebidos para tarefas mais especificas. Na prática poderemos esperar uma evolução para uma tecnologia mais acessível, versátil e eficaz em termos de custos. Estas inovações permitirão que........

© Correio do Minho


Get it on Google Play