A Irlanda e Portugal partilham uma história secular. No período medieval mercenários, peregrinos e académicos irlandeses encontraram refúgio em Portugal e, em 1639, um padre dominicano irlandês e uma aristocrata portuguesa fundaram o Convento do Bom Sucesso, em Belém, o mais duradouro testemunho das relações luso-irlandesas.

Os dois países mantêm relações calorosas, visíveis na estreita relação entre os presidentes Michael D. Higgins e Marcelo Rebelo de Sousa e nos intercâmbios políticos regulares. Partilham os mesmos pontos de vista sobre os desafios globais. A nossa localização na periferia da Europa Ocidental, o património comum virado para o Atlântico e as fortes ligações às diásporas são uma base sólida para trabalharmos lado a lado no futuro. A Irlanda e Portugal transacionam mais de 3 mil milhões de euros em comércio bilateral por ano. Um crescente número de cidadãos irlandeses e portugueses estabeleceram-se em cada país e, em 2022, mais de 650 000 irlandeses visitaram Portugal.

A Irlanda celebrou o Dia de São Patrício com o programa “Irlanda Global”, que levou 38 representantes do Estado a mais de 1.000 eventos em 84 cidades de 47 países. Lisboa recebeu a visita do presidente do Parlamento irlandês, Ceann Comhairle Seán Ó Fearghaíl T.D., que se reuniu com os presidentes da Assembleia da República e da Câmara Municipal. Foi Convidado de Honra na Receção do Dia Nacional da Irlanda, que teve lugar no Cinema São Jorge a par do 23.º Festival Anual de Cinema de Animação Monstra, onde a Irlanda foi o país convidado, e visitou o legado das dominicanas irlandesas no Colégio do Bom Sucesso.

Mas outras iniciativas assinalaram o Dia de São Patrício em Portugal. A rede empresarial Ireland Portugal Business Network, com mais de 200 associados nos dois países, de empresas variadas representando mais de 25.000 pessoas, realizou a 5.ª Conferência Anual de Sustentabilidade, focada no desenvolvimento, inovação e desafios enfrentados pelas empresas irlandesas e portuguesas em três áreas: transporte aéreo sustentável, energia oceânica e alimentação.

A comunidade irlandesa comemorou o Dia de São Patrício com atividades para a família e a apresentação de desportos e jogos tradicionais irlandeses pela Gaelic Athletic Association (GAA) em Portugal. A Rince Na Lisboa Academy of Irish Dance organizou um espectáculo em Telheiras, com o apoio da GAA, que além de danças irlandesas incluiu aulas interativas de língua irlandesa!

Lisboa assistiu à primeira parada do Dia de São Patrício, associando-se a outras por todo o mundo, de Dublin a Tóquio. Uma oportunidade para celebrar a Irlanda com os mais de 70 milhões de pessoas no mundo que afirmam ter ascendência irlandesa e com muitas outras que sentem uma ligação à Irlanda.

Mas o conceito de “celebrar” no mundo atual provoca hesitações em muitas pessoas. Há mais de dois anos que assistimos à agressão da Rússia sobre a Ucrânia. O terrível ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado, foi de uma cruel brutalidade, tal como é o assassínio de dezenas de milhares de civis inocentes em Gaza.

A posição da Irlanda face a estes conflitos é clara. Exige a responsabilização da Rússia pela invasão ilegal da Ucrânia e apoia a adesão da Ucrânia à UE. Condenou categoricamente o ataque do Hamas e apelou à libertação incondicional dos reféns em Gaza. Defende um cessar-fogo humanitário e a prestação de assistência humanitária aos mais de 2 milhões de civis em Gaza.

A história da Irlanda inclui experiências de fome, pobreza, migração forçada e conflito que moldaram a forma como vemos o mundo. Como cidadãos globais, continuaremos a trabalhar com Portugal para sermos uma voz a favor do progresso, da paz, da dignidade humana e da igualdade para todos.

Embaixadora da Irlanda em Portugal

QOSHE - Refletindo sobre a Irlanda e Portugal no Dia de São Patrício - Alma Ní Choigligh
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Refletindo sobre a Irlanda e Portugal no Dia de São Patrício

11 1
24.03.2024

A Irlanda e Portugal partilham uma história secular. No período medieval mercenários, peregrinos e académicos irlandeses encontraram refúgio em Portugal e, em 1639, um padre dominicano irlandês e uma aristocrata portuguesa fundaram o Convento do Bom Sucesso, em Belém, o mais duradouro testemunho das relações luso-irlandesas.

Os dois países mantêm relações calorosas, visíveis na estreita relação entre os presidentes Michael D. Higgins e Marcelo Rebelo de Sousa e nos intercâmbios políticos regulares. Partilham os mesmos pontos de vista sobre os desafios globais. A nossa localização na periferia da Europa Ocidental, o património comum virado para o Atlântico e as fortes ligações às diásporas são uma base sólida para trabalharmos lado a lado no futuro. A Irlanda e Portugal transacionam mais de 3 mil milhões de euros em comércio bilateral por ano. Um crescente número de cidadãos irlandeses e portugueses estabeleceram-se em cada país e, em........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play