Mal André Ventura acaba de falar, caem-lhe em cima: demagogo, populista, quando não extremista, ou mesmo fascista. Têm razão, Ventura é um excecional demagogo e um populista notável. Com esses ingredientes e uma retórica enfática e extremista, alinha com a cartilha do que se chama, hoje, extrema-direita europeia. Mas quem o critica, poderia, por vezes, olhar-se ao espelho e perguntar-se se, em matéria de demagogia, não terá as suas responsabilidades.

Claro que o líder do Chega é incomparável mestre. Mas, agora que descartou assuntos como a pena de morte, a castração química, a culpa coletiva dos ciganos, tem quem não lhe fique assim tão longe. Isso pode ver-se em qualquer intervenção de Mariana Mortágua, Paulo Raimundo, Pedro Nuno Santos, António Costa, Luís Montenegro e outros. Até a Rui Tavares, talvez o menos populista dos atuais políticos, lhe foge, de quando em vez, o pé para estes domínios.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1€ por semana.

QOSHE - Combater a demagogia, sem demagogia - Henrique Monteiro
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Combater a demagogia, sem demagogia

6 1
17.01.2024

Mal André Ventura acaba de falar, caem-lhe em cima: demagogo, populista, quando não extremista, ou mesmo fascista. Têm razão, Ventura é um excecional demagogo e um populista notável. Com esses ingredientes e uma retórica enfática e extremista,........

© Expresso

Get it on Google Play