A ideia da “dona de casa” é uma invenção recente. Começa no século XIX na cidade alegadamente “moderna” e “liberal”. Antes desse processo de urbanização, a vida de uma família na quinta ou na aldeia ou mesmo na vila não era tão segmentada entre sexos, porque no dia-a-dia rural o pai estava tão presente como a mãe, a família era uma comunidade com uma fluidez de papéis que desapareceu na segmentação rígida da cidade dita "moderna".

Foram os “liberais” do final do XVIII e depois no século XIX - os alegados modernos - que fecharam a mulher dentro de casa através dessa ideia da “dona de casa” reduzida ao papel de mãe e de criada. Também foram estes génios mui modernos que criaram a ideia de que a mulher do povo era uma "fácil" ou uma "rameira" por inerência, visto que tinha de andar fora de casa a ganhar a vida onde calhasse. Porque essa ideia da "dona de casa" era só para quem tinha dinheiro burguês.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,73€ por semana.

QOSHE - A “dona de casa” é uma invenção da modernidade - Henrique Raposo
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A “dona de casa” é uma invenção da modernidade

15 31
16.04.2024

A ideia da “dona de casa” é uma invenção recente. Começa no século XIX na cidade alegadamente “moderna” e “liberal”. Antes desse processo de urbanização, a vida de uma família na quinta ou na aldeia ou mesmo na vila não era tão segmentada........

© Expresso

Get it on Google Play