A história do Expresso confunde-se com a de Portugal. Esta foi a frase que mais repeti ao longo de um ano a percorrer o país, de braço dado com a exposição que marca os 50 anos daquela que é, sem dúvida, a mais importante marca de informação portuguesa. Um jornal fundado por Francisco Pinto Balsemão, a 6 de janeiro de 1973, foi-se transformando década após década, ano após ano, edição a edição. Mas em cada notícia que publicamos, em cada reportagem que fazemos, nas pessoas com quem nos cruzamos, nas imagens que capturamos ou nos sons que gravamos, não perdemos os valores que representam o Expresso desde a sua fundação como liberdade, independência, pluralismo, ética, rigor e coerência.

Partilhar este trajeto único com os nossos leitores era mais do que um objetivo — era uma obrigação! Cada uma das 50 primeiras páginas que fazem parte da exposição transportam-nos através das últimas cinco décadas da História de Portugal e do mundo. Um projeto que vai além de uma forma única de marcar os 50 anos. Impusemos a nós mesmos a necessidade de sair mais do centralismo de Lisboa e do Porto, e de alguma forma reencontrarmo-nos com um país por vezes esquecido. Há sempre muito para contar através do olhar treinado de um jornalista, mas precisamos de ir ao encontro das notícias. Era isso que queríamos, foi isso que fizemos e cujo resultado está, em parte, nestas páginas.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Obrigado pelos primeiros 50 anos - João Vieira Pereira
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Obrigado pelos primeiros 50 anos

24 0
05.01.2024

A história do Expresso confunde-se com a de Portugal. Esta foi a frase que mais repeti ao longo de um ano a percorrer o país, de braço dado com a exposição que marca os 50 anos daquela que é, sem dúvida, a mais importante marca de informação portuguesa. Um jornal fundado por Francisco Pinto Balsemão, a 6 de janeiro de 1973, foi-se transformando década após década, ano após ano, edição a edição. Mas em........

© Expresso


Get it on Google Play