Tem havido alguma discussão no PSD sobre se deve concorrer às legislativas em coligação com outros partidos ou não. Como a Iniciativa Liberal já se pôs de fora, neste momento, a questão resume-se a saber se o PSD (eventualmente, com mais algum partido irrelevante como o PPM ou o MPT) vai coligado com o CDS ou não. Do lado do CDS, é óbvio o interesse: conseguirem voltar a existir, com a vantagem de nem sequer terem de convencer algum eleitor — o que seria uma tarefa árdua.

Para o PSD, as contas são simples: o seu eleitorado está tão habituado a coligações com o CDS que, de certeza, nenhum eleitor social-democrata deixará de votar numa coligação que os inclua. Um pouco como os Verdes e o PCP. Adicionar à votação do PSD um ponto percentual de votos no CDS pode dar-lhe mais um ou outro deputado e, com as vicissitudes do método de Hondt, poderá ainda buscar mais um ou outro, contribuindo para que elejam mais deputados do que o PS.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Coligações e cálculos eleitorais - Luís Aguiar-Conraria
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Coligações e cálculos eleitorais

7 1
24.12.2023

Tem havido alguma discussão no PSD sobre se deve concorrer às legislativas em coligação com outros partidos ou não. Como a Iniciativa Liberal já se pôs de fora, neste momento, a questão resume-se a saber se o PSD (eventualmente, com mais algum partido irrelevante como o PPM ou o MPT) vai coligado com........

© Expresso


Get it on Google Play