Nunca gostei que houvesse taxas de IRS diferenciadas para imigrantes, para ex-emigrantes, para pensionistas suecos, etc. Da mesma forma, também não simpatizei muito com a ideia de uma taxa de IRS mais baixa para os mais novos. Prefiro que se baixe pouco a muitos do que muito a poucos. Gosto mais de políticas transversais do que direcionadas. Até porque não acredito que, na maioria das vezes, os governantes acertem nas direções que impõem.

Mas tenho de reconhecer que a capa do Expresso da semana passada abalou esta minha convicção: “30% dos jovens nascidos em Portugal vivem fora do país”. Não há país que aguente tamanho êxodo da sua população jovem. Devo dizer que a estimação é feita por extrapolação a partir de alguns países de destino, o que não me merece confiança; é muito provável que peque por excesso. Ainda assim, é tão avassaladora que quase de certeza que o valor correto será preocupante.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - O êxodo da juventude - Luís Aguiar-Conraria
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O êxodo da juventude

8 5
21.01.2024

Nunca gostei que houvesse taxas de IRS diferenciadas para imigrantes, para ex-emigrantes, para pensionistas suecos, etc. Da mesma forma, também não simpatizei muito com a ideia de uma taxa de IRS mais baixa para os mais novos. Prefiro que se baixe pouco a muitos do que muito a poucos. Gosto mais de........

© Expresso


Get it on Google Play