No dia 10 de março de 2024, quando os portugueses votarem, o PS estará no Governo há oito anos e três meses. Será o culminar de 21 anos de governação socialista, entrecortados por sete anos de governações social-democratas. O Governo de Guterres acabou num pântano metafórico. O de Sócrates numa brutal crise financeira, que nos obrigou a pedir esmola externa. O de António Costa acaba com resultados desastrosos na educação e com notícias de caos nas urgências. Há ainda um ex-primeiro-ministro acusado de crimes gravíssimos e em cuja inocência ninguém acredita e um primeiro-ministro demissionário que viu a polícia vasculhar-lhe a residência oficial e a encontrar envelopes de dinheiro no gabinete do seu chefe de gabinete. Ainda assim, as sondagens sugerem que o partido com mais probabilidade de ganhar as próximas eleições é o PS. Como é possível?

A erosão que o Chega causa à direita, e que impede que o PSD tenha grandes votações, ajuda a explicar as dificuldades do PSD, mas não as facilidades do PS. Num excelente artigo no “Observador”, Jorge Fernandes dá algumas justificações políticas para a robustez das votações socialistas: o alinhamento ideológico do PS com o eleitor mediano, a falta de relevância que este dá à lisura procedimental e, finalmente, a base social de apoio do PS, que corresponde a uma população envelhecida, que não só é em grande número como tem taxas de participação eleitoral mais elevadas do que a população jovem.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Será possível o PS ganhar? - Luís Aguiar-Conraria
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Será possível o PS ganhar?

5 1
14.01.2024

No dia 10 de março de 2024, quando os portugueses votarem, o PS estará no Governo há oito anos e três meses. Será o culminar de 21 anos de governação socialista, entrecortados por sete anos de governações social-democratas. O Governo de Guterres acabou num pântano metafórico. O de Sócrates numa brutal crise financeira, que nos obrigou a pedir esmola externa. O de António Costa acaba com resultados desastrosos na educação e com........

© Expresso


Get it on Google Play