A medida da resistência do nosso sistema partidário costuma assentar numa conta muito simples: a soma dos votos do PS com os do PSD. Foi essa soma que durante todos estes anos nos ia garantindo que, por mais mudanças que se verificassem, os dois partidos alternavam na cabeça do Governo, asseguravam revisões constitucionais, garantiam uma continuidade na política externa e de defesa ou acordavam nas grandes obras públicas.

Pela habitual bitola europeia, calcular que PS e PSD dificilmente saem das próximas eleições com menos de 60% coloca-nos nos casos raros onde os partidos tradicionais mantêm um enorme peso. Mas a fotografia mais alargada, dos quatro partidos que fundaram o regime, mostra-nos a verdadeira imagem da mudança política que estamos a atravessar.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

QOSHE - Quatro em Linha - Ricardo Costa
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Quatro em Linha

7 18
26.01.2024

A medida da resistência do nosso sistema partidário costuma assentar numa conta muito simples: a soma dos votos do PS com os do PSD. Foi essa soma que durante todos estes anos nos ia garantindo que, por mais mudanças que se verificassem, os dois partidos........

© Expresso

Get it on Google Play