Os portugueses estão descontentes. Estatística número um: a abstenção nas eleições em Portugal, ao longo das últimas décadas, tem aumentado de forma consistente (SGMAI). Estatística número dois: 43% dos portugueses manifestam insatisfação com a forma como a democracia funciona no seu país (Pordata). Estatística número três: os portugueses atribuíram 3 valores à confiança que depositam nos partidos políticos, numa escala de 10 (ESS). O descontentamento, que se foi agudizando ao longo dos anos, materializa-se de diversas formas, incluindo no apoio eleitoral ao Chega. Nada disto é novo. Os partidos políticos, com hipoacusia, têm uma quota parte de responsabilidade.

A derrota do PS foi um presente para Pedro Nuno Santos. O seu reinado começou no dia 10 de março, não a 16 de dezembro de 2023. Enquanto a direita irá engalfinhar-se em lutas de capoeira, o PS terá uma segura margem de distância e uma janela de oportunidade temporal para se poder reformar. Transformar um partido é complexo. Tão complexo que poucos o fazem. Mas se as promessas de Pedro Nuno no seu discurso de dia 10 não foram um frontispício retórico, há muitas iniciativas que o partido pode encampar:

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1,54€ por semana.

QOSHE - A transformação do PS: 5 sugestões - Rodrigo Tavares
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A transformação do PS: 5 sugestões

8 9
14.03.2024

Os portugueses estão descontentes. Estatística número um: a abstenção nas eleições em Portugal, ao longo das últimas décadas, tem aumentado de forma consistente (SGMAI). Estatística número dois: 43% dos portugueses manifestam insatisfação com a forma como a democracia funciona no seu país (Pordata).........

© Expresso


Get it on Google Play