Nas apresentações corporativas da Ford, às vezes faz-se alusão à Edsel, uma marca criada na década de 1950 que resultou num enorme prejuízo para o fabricante de carros. É, ainda hoje, um exemplo interno de má gestão corporativa e de um erro da administração da empresa que não deve ser repetido. Ao longo dos anos, várias decisões da administração da Global Media representam o Edsel da comunicação social portuguesa. A empresa sobrevive apesar da sua administração, não por causa dela.

Ainda assim, nem uma legião de gestores graduados poderá evitar as adversidades que afetam o setor dos media, principalmente jornais, em Portugal e a nível global. Nada disto é novo há muitos anos. Só nos EUA e só na imprensa local, o BCG estima que o buraco financeiro anual seja de US$ 1,75 mil milhões por ano. Creio que erramos se continuarmos a envidar todos os esforços para manter a crença que os jornais poderão gerar lucros. Quase sempre a persistência termina em mais uma ronda de despedimentos coletivos ou rescisões contratuais voluntárias. Creio que também erramos se não considerarmos os jornais como um dos mais importantes pilares da salubridade democrática de um país. Os jornais são tanto a consequência quanto a causa da liberdade. É o que diz a ciência.

É neste contexto, mais de interesse público e menos corporativo, que devemos analisar o futuro da Global Media. Para sobreviverem, os jornais têm adotado alguns modelos de negócio:

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1€ por semana.

QOSHE - Três soluções para salvar os jornais da Global Media - Rodrigo Tavares
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Três soluções para salvar os jornais da Global Media

8 14
14.12.2023

Nas apresentações corporativas da Ford, às vezes faz-se alusão à Edsel, uma marca criada na década de 1950 que resultou num enorme prejuízo para o fabricante de carros. É, ainda hoje, um exemplo interno de má gestão corporativa e de um erro da administração da empresa que não deve ser repetido. Ao longo dos anos, várias decisões da administração da Global Media representam o Edsel da........

© Expresso


Get it on Google Play