Portugal vai ter que apostar muito rapidamente na implantação duma sociedade da inovação como resposta a esta crise. Discutir e avaliar hoje a dimensão estrutural da aposta na transformação de Portugal numa verdadeira sociedade da inovação é de forma clara antecipar com sentido de realismo um conjunto de compromissos que teremos que ser capazes de fazer para garantir o papel do nosso país num quadro competitivo complexo mas ao mesmo tempo altamente desafiante. A inovação tem que ser a grande ideia para o país. Fazer da tecnologia e da competência os elementos que farão a diferença na criação de valor e no reforço dos níveis estratégicos de confiança. É esse o imperativo de uma verdadeira sociedade da inovação.

Os centros de competência do país (empresas, universidades, centros de I&D) têm que ser orientados para o valor. O seu objetivo tem que ser o de induzir de forma efetiva a criação, produção e sobretudo comercialização nos circuitos internacionais de produtos e serviços com valor acrescentado suscetíveis de endogenizar massa crítica no país. Só assim a lição de Michael Porter entra em ação. A internalização e adoção por parte dos atores do conhecimento de práticas sustentadas de racionalização económica, aposta na criatividade produtiva e sustentação duma plataforma de valor com elevados graus de permanência é decisiva.

Importa fazer da inovação o driver da mudança no território. A desertificação do interior, a incapacidade das cidades médias de protagonizar uma atitude de catalisação de mudança, de fixação de competências, de atração de investimento empresarial são realidades marcantes que confirmam a ausência duma lógica estratégica consistente. Não se pode conceber uma aposta na competitividade estratégica do país sem entender e atender à coesão territorial, sendo por isso decisivo o sentido das efetivas apostas de desenvolvimento regional de consolidação de clusters de conhecimento sustentados. O imperativo de uma sociedade da inovação é assim o grande desafio para o nosso futuro coletivo.

QOSHE - A sociedade da inovação - Francisco Jaime Quesado
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A sociedade da inovação

19 0
25.04.2024

Portugal vai ter que apostar muito rapidamente na implantação duma sociedade da inovação como resposta a esta crise. Discutir e avaliar hoje a dimensão estrutural da aposta na transformação de Portugal numa verdadeira sociedade da inovação é de forma clara antecipar com sentido de realismo um conjunto de compromissos que teremos que ser capazes de fazer para garantir o papel do nosso país num quadro competitivo complexo mas ao mesmo tempo altamente desafiante. A inovação tem que ser a grande ideia para o país.........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play