Melómano compulsivo, já vi e ouvi muita coisa. Ouvi a Orquestra Filarmónica de Londres, dirigida por Billy May, a interpretar músicas da Broadway. A Sinfónica da Dinamarca tocando músicas de filmes de espionagem (no programa “Os Agentes são Eternos”). Vi e ouvi a mesma orquestra evocando Ennio Morricone, com as suas composições para os filmes de Sergio Leone, e o compositor Nino Rota, com música de “O Padrinho”. Vi e ouvi a Sinfónica de Los Angeles homenageando o compositor John Williams, com momentos empolgantes de “A Guerra das Estrelas” e o tema comovente de “A lista de Schindler”, tendo como solista o violinista Itzhak Perlman. Tudo magnífico.

Para não ficar atrás, a Orquestra Sinfónica do Porto ofereceu à cidade "Uma Noite em Hollywood", com um programa que incluía os compositores citados, mais os consagrados Henry Mancini e Elmer Bernstein (de quem interpretou a cavalgada dos “7 Magníficos”, que quase deitava a casa abaixo). Mas o momento sublime da noite seria a incomparável interpretação, tendo como solista o 1º. violino Evgeny Makhtin, do tema da lista de Schindler.

Posto isto, com o sentimento de um amador das músicas do cinema, vivi esta “Noite” como inesquecível (entusiasmante, a avaliar pela reacção do público, que encheu tudo quanto era lugar disponível). E aproveitei para contar os músicos da Orquestra: 87. Por isso, vou já meter cunha a Euterpe para que o próximo contabilis-ta da Cultura não se lembre de a reduzir para 60 ou 50, a fim de – como dizia o outro – poupar nos violinos. E, já agora, pedir à deusa outra noite em Hollywood, ao nível desta.

QOSHE - Músicas do cinema - Helder Pacheco
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Músicas do cinema

4 0
02.03.2024

Melómano compulsivo, já vi e ouvi muita coisa. Ouvi a Orquestra Filarmónica de Londres, dirigida por Billy May, a interpretar músicas da Broadway. A Sinfónica da Dinamarca tocando músicas de filmes de espionagem (no programa “Os Agentes são Eternos”). Vi e ouvi a mesma orquestra evocando Ennio Morricone, com as suas composições para os filmes de Sergio Leone, e o compositor Nino Rota, com música de........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play