Há um ano, a sua atenção para com esta crónica duraria 28 segundos caso a estivesse a ler em ambiente digital. Agora, dedica-lhe 27 segundos. Em apenas um ano, o tempo médio de leitura de notícias nos dispositivos móveis e computadores baixou um segundo.

A estatística é revelada por um jornalista e economista que se dedica à cultura digital, tecnologia e negócios. A conclusão a que chega David González é preocupante, mas, ao mesmo tempo, pragmática. A ação de procurar informação é uma atividade efémera, “mais próxima de uma navegação algorítmica que de um ato pausado de procura de informação”.

E esta concentração só existe caso a página web que se esteja a consultar abra em menos de três segundos, apontava um estudo da Google. Caso contrário, o leitor irá concentrar-se noutra coisa. (Acreditando na estatística, está prestes a abandonar a leitura desta crónica).

Se ainda está por aqui, não é vítima dos “ladrões de atenção da vida moderna”, como classificou o jornalista e escritor britânico Johann Hari que, durante três anos, tentou encontrar explicações para este desfoque. O autor assegura que estamos a viver uma crise de atenção.

Um contexto ideal para o crescimento do negacionismo e do populismo que vivem precisamente de chavões e de ideologias antissistema que facilmente lhes permitem obter um alcance gigantesco nas redes sociais. É deste sucesso que os algoritmos gostam e do qual se alimenta. Sabem que a atenção do cidadão digital é micro. Percebem que a mensagem ou passa em segundos, ou é roubada por outro estímulo qualquer. A captação da atenção faz parte, aliás, das boas práticas para a realização de vídeos do TikTok, para segurar o espectador durante o desenrolar da história.

As técnicas também são usadas e abusadas pelo marketing político. Neste caso, vale mesmo a pena estarmos atentos. O risco de pagar pela desatenção durante vários anos é grande.

QOSHE - Vai abandonar esta crónica aos 27 segundos - Manuel Molinos
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Vai abandonar esta crónica aos 27 segundos

10 1
09.02.2024

Há um ano, a sua atenção para com esta crónica duraria 28 segundos caso a estivesse a ler em ambiente digital. Agora, dedica-lhe 27 segundos. Em apenas um ano, o tempo médio de leitura de notícias nos dispositivos móveis e computadores baixou um segundo.

A estatística é revelada por um jornalista e economista que se dedica à cultura digital, tecnologia e negócios. A conclusão a que chega David González é preocupante, mas, ao mesmo tempo, pragmática. A ação de procurar........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play