Um documento orientador, muito importante, que possibilita diagnosticar os padrões de mobilidade da população para a escola, bem como definir um conjunto de ações coerentes e concertadas que permitam contribuir para aumentar as deslocações a pé, de bicicleta e de transporte público, constituindo-se como uma ferramenta de promoção de uma nova cultura de mobilidade na comunidade escolar.

Os resultados destes estudos não são nada animadores. Na sua maioria, as crianças vão de carro para a escola, mesmo quando estão a menos de 5 minutos. Raramente vão a pé, quase nunca de bicicleta e o uso do transporte público é muito diminuto, aumentando ligeiramente a sua utilização nos territórios menos urbanos e mais dispersos.
Enquanto isso, professores preocupam-se com a ausência de concentração dos alunos nas aulas, em particular, no início da manhã.

A ausência de exercício físico matinal por anulação dos caminhos a pé para a escola tem tido repercussões dramáticas na saúde das novas gerações. O aumento da obesidade, da diabetes e das depressões na infância estão a remeter desde muito cedo, para a medicação nas crianças. Assim, é urgente melhores transportes públicos, projetos tipo “school-bus” e arranjos urbanísticos nos entornos das escolas, para que as nossas crianças possam ter vida para além da proteção quase obsessiva dos pais, voltando a caminhar e brincar na rua, como todos fazíamos na nossa infância.

* Especialista de Mobilidade Urbana

QOSHE - Urgente novas mobilidades escolares - Paula Teles
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Urgente novas mobilidades escolares

7 13
12.03.2024

Um documento orientador, muito importante, que possibilita diagnosticar os padrões de mobilidade da população para a escola, bem como definir um conjunto de ações coerentes e concertadas que permitam contribuir para aumentar as deslocações a pé, de bicicleta e de transporte público, constituindo-se como uma ferramenta de promoção de uma nova cultura de mobilidade na........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play