Ainda é cedo para juízos definitivos sobre o vendaval que sacudiu o país no decurso da Operação Influencer. Duas coisas, porém, sabemos: cravou-se mais um prego na urna da despromoção dos agentes públicos; e a Justiça conseguiu encontrar forças para disparar mais uma bala na direção do próprio pé. Por ação direta de uma investigação judicial, um Governo de maioria absoluta caiu e um primeiro-ministro apresentou a demissão. Já não há volta. Só nos resta perceber a dimensão dos cacos que teremos de apanhar. E esperar que a campanha eleitoral consiga manter a civilidade necessária para não descambar para a arena do populismo.

Uma discussão que devia ser séria arrisca transformar-se num ajuste de contas tribal entre fações partidárias e esferas de poder institucional. A Justiça, qualquer que seja o desfecho deste caso e o resultado das legislativas de março (pode não parecer, mas vamos votar num novo Parlamento mas também na popularidade do Ministério Público), fica dolorosamente manchada porque, mais uma vez, semeou a dúvida sobre as suas reais intenções e métodos. É demasiado amadorismo para aceitarmos, mas é demasiado sério para acreditarmos que possa ser só amadorismo.

Donde avulta a certeza de que este ambiente generalizado de desconfiança vai potenciar o aparecimento de novos oportunistas políticos, gente que não tem nada a perder ao pisar a passadeira do poder que emana diretamente dos aparelhos partidários. A seleção de candidatos aos mais relevantes cargos públicos já não era propriamente brilhante, mas daqui para a frente será contaminada por esta capa de suspeição que fará brotar apenas os desqualificados.

E não adianta criarmos engenhosas leis para o lóbi ou códigos de conduta à prova de bala. Quem, no seu perfeito juízo, está disposto a sujeitar-se a ficar detido seis dias, como aconteceu com o autarca de Sines, Nuno Mascarenhas, para depois ser libertado sem indícios de ter cometido qualquer crime?

QOSHE - O triunfo dos desqualificados - Pedro Ivo Carvalho
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O triunfo dos desqualificados

6 1
18.11.2023

Ainda é cedo para juízos definitivos sobre o vendaval que sacudiu o país no decurso da Operação Influencer. Duas coisas, porém, sabemos: cravou-se mais um prego na urna da despromoção dos agentes públicos; e a Justiça conseguiu encontrar forças para disparar mais uma bala na direção do próprio pé. Por ação direta de uma investigação judicial, um Governo de maioria absoluta caiu e um primeiro-ministro apresentou a demissão. Já não há volta. Só nos resta perceber a dimensão dos........

© Jornal de Notícias


Get it on Google Play