Cavaco Silva é um dos personagens que mais urticária cria na rapaziada da esquerda bem-pensante. No fundo, sempre desprezaram as suas origens e os seus modos de comer, falar ou até de vestir. O povo não pensou assim e deu-lhe quatro maiorias absolutas, duas para primeiro-ministro e duas para Presidente da República.

Agora, o antigo líder do PSD que tinha decidido ir fazer a rodagem do seu carro e acabou como o homem do leme, optou por publicar dois artigos no Observador para fazer comparações com os oitos anos de Executivo de António Costa. Sem fazer análise política, constato que Cavaco Silva, ao contrário do que dizia, lia jornais, a que recorreu para a feitura dos seus textos. «O trabalho de consulta dos meus arquivos de há quase 30 anos para escrever este artigo não me deixou qualquer cansaço, antes me divertiu e reavivou o sentimento de orgulho, erradamente confundido com arrogância, pelo trabalho realizado pelos governos a que tive a honra de presidir.

PS: A leitura da entrevista ao jornal Público, publicada nos dias 28 e 29 de março de 1995, em que fui interrogado por Vicente Jorge Silva, Jorge Wemans e Áurea Sampaio, talvez seja útil aos atuais afamados analistas e cronistas que desejem voltar a falar sobre o “cansaço” e a “arrogância” do governo nos meus últimos dois anos como primeiro-ministro», escreveu no final do segundo texto. Para quem se gabava de não ler jornais não deixa de ser curioso…

Se as sondagens estiverem minimamente perto da realidade, parece indiscutível que o Chega vai subir mais do que o balão de Manuela Bravo. Independentemente de tudo o que se diz, não deixa de ser estranho que Ventura se mantenha em altas, apesar de estar a ir buscar o refugo do PSD para o seu partido. O que só prova que o Chega é André Ventura. Sem ele, aquela rapaziada não conseguia eleger um deputado. Ah! Os sucessivos escândalos judiciais, agora na Madeira, só dão mais gás ao seu partido. Não me admiraria que chegasse aos 18 por cento a 10 de março. Quando o entrevistei, penso que há dois ou três anos, e me disse que o seu partido iria chegar aos 20% cheguei a perguntar-lhe se estava a beber o mesmo vinho que eu. Para já, parece que estava bem lúcido quando fez tal afirmação.

Finalmente começa a ver-se luz em relação ao processo Operação Marquês. Não tenho qualquer gozo em ver pessoas na lama, mas não deixo de sorrir quando se faz justiça. As procuradoras da Relação de Lisboa arrasaram a decisão do juiz Ivo Rosa e José Sócrates vai mesmo ser julgado pelos crimes de corrupção. Uma vitória clara para os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto… e uma derrota clamorosa para Ivo Rosa. E o antigo primeiro-ministro parece uma sombra do animal feroz de outros tempos. É a vida, como diria o outro.

Morreu a atriz Neuza Teixeira, que andava afastada das lides há algum tempo. Não posso deixar de lhe fazer uma pequena homenagem, pois foi ela que, desafiada por amigos, se vestiu de Marilyn Monroe e me cantou os parabéns no meu meio século. Na altura foi uma risota completa. Não era amigo íntimo mas acabei por lhe perder o rasto. Paz à sua alma.

QOSHE - Afinal, Cavaco Silva lia jornais - Vítor Rainho
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Afinal, Cavaco Silva lia jornais

10 26
27.01.2024

Cavaco Silva é um dos personagens que mais urticária cria na rapaziada da esquerda bem-pensante. No fundo, sempre desprezaram as suas origens e os seus modos de comer, falar ou até de vestir. O povo não pensou assim e deu-lhe quatro maiorias absolutas, duas para primeiro-ministro e duas para Presidente da República.

Agora, o antigo líder do PSD que tinha decidido ir fazer a rodagem do seu carro e acabou como o homem do leme, optou por publicar dois artigos no Observador para fazer comparações com os oitos anos de Executivo de António Costa. Sem fazer análise política, constato que Cavaco Silva, ao contrário do que dizia, lia jornais, a que recorreu para a feitura dos seus textos. «O trabalho de consulta dos meus arquivos de há quase 30 anos para escrever este artigo........

© Jornal SOL


Get it on Google Play