Apesar de alguns, incluindo o Observador, terem tentado esforços similares, só agora está disponível o único teste que determina com imaculado rigor a orientação ideológica do sujeito testado. É também o único certificado (a aguardar reconhecimento definitivo) pela Escola de Estudos Africanos da Universidade de Londres, alma mater da chefe do Bloco de Esquerda. Duvidam? Respondam às seguintes questões e depois pasmem à vontade.

Se as suas respostas são maioritariamente a), ou minoritariamente a), ou escolheu a) nem que seja uma só vez, você é um facho sem redenção. É um anti-democrata que vota na AD, no Chega ou na IL, embora devesse ser impedido com urgência de votar. De Havana a Caracas, de Moscovo a Pyongyang, as democracias protegem-se assim.

Se as suas respostas oscilam exclusivamente entre b), c) e d), você pode estar mais próximo do PS, ou do BE, ou do PCP ou do dr. Tavares. Mas não se preocupe: em qualquer dos casos, você é um humanista, um socialista e, dada a essência do PS actual, um leninista de boa cepa. Em suma, você é um democrata, critério que deveria ser indispensável à atribuição do direito de voto. Infelizmente, na bandalheira em que vivemos há sempre a possibilidade de as forças reaccionárias ganharem nas urnas. E isso não é democracia, nem aqui nem na China. Ou na Venezuela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Receba um alerta sempre que Alberto Gonçalves publique um novo artigo.

QOSHE - Você é facho ou democrata? O teste definitivo! - Alberto Gonçalves
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Você é facho ou democrata? O teste definitivo!

9 12
02.03.2024

Apesar de alguns, incluindo o Observador, terem tentado esforços similares, só agora está disponível o único teste que determina com imaculado rigor a orientação ideológica do sujeito testado. É também o único certificado (a aguardar reconhecimento definitivo) pela Escola de Estudos Africanos da Universidade de Londres, alma mater da chefe do Bloco de........

© Observador


Get it on Google Play