Entretanto, chega-se ao cinema. A três minutos das nove. Dum jeito apressado, toma-se um café. Entretanto, ali ao lado, o cheiro das pipocas insinua-se e impõe-se. Suspira-se. Hesita-se. Mas o cheiro, teimoso, entranha-se. E, num impulso, pede-se um balde. “Dos pequenos; por favor…”. Como a diferença entre os baldes menores e o outro, enorme, não é tão grande assim, traz-se o maior de todos. Depois, entra-se na história. Aos bocadinhos. Entre cada mão-cheia de pipocas. Quando se sai, em vez de virmos aliviados, ao sentir vários pedaços de nós arrumados pelas entrelinhas das personagens, está-se empanturrado em milho, óleo e caramelo. Aborrecido. Com a sensação de que a vida também se faz de oportunidades perdidas.

São imensas as pessoas que, a qualquer momento, entre aquilo que me dizem, se descrevem como aborrecidas. Como se o aborrecimento fosse uma bruma que, aos poucos, cresce, se adensa e agiganta. E a vida, entretanto, tivesse deixado de ter uma história. E mais parecesse “milho”, mal-entendidos e muita pressa. Numa amálgama oleosa. Envolvida num doce.

Sempre que o entusiasmo esmorece o aborrecimento mexerica. E ganha espaço. Às vezes, sinto que somos todos muito bons a varrer as nossas “partes fracas” para baixo do tapete. E com isso se fosse tecendo o nevoeiro. E varremos; varremos; varremos… E, a certa altura, estão tantas coisas lá guardadas que se equivalem não a um mas a muitos elefantes. Silenciosos. No meio da sala. Talvez seja com esse silêncio (enorme!) que eles nos recordem que é assim que se tecem as oportunidades perdidas.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que Eduardo Sá publique um novo artigo.

QOSHE - O silêncio dos elefantes - Eduardo Sá
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O silêncio dos elefantes

4 1
06.11.2023

Entretanto, chega-se ao cinema. A três minutos das nove. Dum jeito apressado, toma-se um café. Entretanto, ali ao lado, o cheiro das pipocas insinua-se e impõe-se. Suspira-se. Hesita-se. Mas o cheiro, teimoso, entranha-se. E, num impulso, pede-se um balde. “Dos pequenos; por favor…”. Como a diferença entre os baldes menores e o outro, enorme, não é tão grande assim, traz-se o maior de todos. Depois, entra-se na história. Aos bocadinhos. Entre cada mão-cheia de pipocas.........

© Observador


Get it on Google Play