Von der Leyen anunciou a sua candidatura a um segundo mandato à frente da Comissão Europeia. Será a candidata do PPE (Partido Popular Europeu, a aliança europeia de centro direita). Von der Leyen será a escolhida pelos líderes dos Estados membros no Conselho Europeu e o PPE deverá continuar a ser o maior grupo político no parlamento europeu. Mas não terá maioria absoluta, e por isso vai precisar dos votos de outros grupos parlamentares, como os liberais (Renovar a Europa), com os conservadores (ECR, as iniciais inglesas) e provavelmente com parte dos votos dos socialistas.

Além dos imponderáveis que irão certamente surgir, os dois grandes temas da nova Comissão serão a transição energética e a defesa europeia. Na primeira terá que haver um ajustamento das metas e das ambições da União Europeia para 2030, 2035, 2040 e 2050. A maioria dos cidadãos europeus não tem capacidade para pagar uma transição energética demasiado rápida. Além disso, a transição energética depende da inovação tecnológica e da capacidade de investimento das empresas europeias. A transição energética não pode destruir a economia europeia, nem o vai fazer.

Se a velocidade da transição energética vai diminuir, os investimentos na defesa vão aumentar. Von der Leyen já disse que haverá um Comissário da Defesa e do Espaço (nesta Comissão, a defesa faz parte das funções de Breton). O futuro Comissário da Defesa terá duas missões. Em primeiro lugar, coordenar o aumento do investimento na defesa europeia. Em segundo lugar, ajudar uma maior integração das indústrias de defesa europeias. A possível eleição de Trump nos Estados Unidos reforçou a determinação dos governos europeus em investir mais na defesa.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que João Marques de Almeida publique um novo artigo.

QOSHE - O segundo mandato de Von der Leyen - João Marques De Almeida
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O segundo mandato de Von der Leyen

29 0
22.02.2024

Von der Leyen anunciou a sua candidatura a um segundo mandato à frente da Comissão Europeia. Será a candidata do PPE (Partido Popular Europeu, a aliança europeia de centro direita). Von der Leyen será a escolhida pelos líderes dos Estados membros no Conselho Europeu e o PPE deverá continuar a ser o maior grupo político no parlamento europeu. Mas não terá maioria absoluta, e por isso vai precisar dos votos de outros grupos parlamentares, como os liberais (Renovar a Europa), com os conservadores (ECR, as iniciais........

© Observador


Get it on Google Play