A frase, de tão repetida, tornou-se célebre. Originalmente, foi escrita por Thomas Jefferson, imagine-se, no século XVIII: “Se tivesse que escolher entre ter um governo sem jornais ou ter jornais sem um governo, eu não hesitaria um momento em preferir a segunda hipótese.” Convém ler as palavras com atenção, para evitar equívocos de espíritos mais precipitados: Jefferson disse que preferia “ter jornais sem um governo” — não disse que preferia “ter jornais de um governo”.

Nos últimos dias, com a crise na Global Media, várias pessoas exigiram, com diferentes graus de urgência e histrionismo, que o governo nacionalizasse o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF e, presumo, também o Jogo, a Men’s Health e a N-TV, tudo marcas do grupo. Não é, obviamente, uma ideia para levar a sério. Mas uma outra proposta, defendida acesamente pelo ainda ministro da Cultura, tem sido apresentada como uma generosidade estatal irresistível e como uma fórmula milagrosa para resgatar a comunicação social dos riscos da falência e das garras do capitalismo.

O plano de Pedro Adão e Silva é este: primeiro, o Estado torna-se o accionista único da Lusa; depois, magnânimo, oferece aos meios de comunicação social, por atacado, todas as notícias produzidas pela agência de notícias. Nas contas do ministro, haveria 750 órgãos de comunicação social a receber estes conteúdos jornalísticos de forma gratuita e massiva. Para o ministro da Cultura, esta seria uma medida “transversal, simples, eficaz e eficiente do lado da oferta”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que Miguel Pinheiro publique um novo artigo.

QOSHE - Agência Lusa do Estado e à borla? Não, obrigado - Miguel Pinheiro
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Agência Lusa do Estado e à borla? Não, obrigado

4 1
13.01.2024

A frase, de tão repetida, tornou-se célebre. Originalmente, foi escrita por Thomas Jefferson, imagine-se, no século XVIII: “Se tivesse que escolher entre ter um governo sem jornais ou ter jornais sem um governo, eu não hesitaria um momento em preferir a segunda hipótese.” Convém ler as palavras com atenção, para evitar equívocos de espíritos mais precipitados: Jefferson disse que preferia “ter jornais sem um governo” — não disse que preferia “ter jornais de um........

© Observador


Get it on Google Play