Luís Montenegro parece ter conseguido o mais difícil: depois de 20 meses, quase tantos como os que leva de liderança, de sondagens alarmantes, o líder social-democrata terá conseguido inverter a tendência de favoritismo dos socialistas. Olhando para os estudos de opinião que existem, não será exagerado dizer que é ele quem está em melhores condições de vencer as próximas legislativas. Assumir isto não é dizer que Montenegro vencerá as eleições; é tão somente notar que o presidente do PSD tem a dinâmica e a narrativa política a seu favor. E tem-nas, sobretudo, porque Pedro Nuno Santos e André Ventura, os dois adversários diretos, parecem ter ficado sem discurso.

Luís Montenegro não está a fazer uma campanha isenta de erros. Os três últimos debates correram-lhe mal e a sensação que existe é a de que se mais duelos houvesse, pior seria. Além disso, não fosse a tentação incompreensível de Pedro Nuno de bazucar os próprios pés, e o social-democrata estaria em dificuldades ainda mais evidentes para lidar com o tabu que vai animando a campanha da AD – o que fará o PSD se ficar em segundo lugar nas próximas eleições e existir uma maioria de direita no Parlamento.

Em boa verdade, Montenegro já disse o que faria – inviabilizaria o governo minoritário de Pedro Nuno. Mas, entretanto, percebeu o risco dessa mensagem – porque seria assumir a derrota, porque seria assumir a disposição do partido para uma maioria negativa com Chega, porque seria assumir que teria de sair da liderança do partido para não faltar com a palavra – e resolveu recriar o tabu, que o vai acompanhar irritantemente até ao final da campanha. Montenegro não vai responder à pergunta e está disposto a assumir esse risco.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que Miguel Santos Carrapatoso publique um novo artigo.

QOSHE - Sem discurso - Miguel Santos Carrapatoso
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Sem discurso

9 2
27.02.2024

Luís Montenegro parece ter conseguido o mais difícil: depois de 20 meses, quase tantos como os que leva de liderança, de sondagens alarmantes, o líder social-democrata terá conseguido inverter a tendência de favoritismo dos socialistas. Olhando para os estudos de opinião que existem, não será exagerado dizer que é ele quem está em melhores condições de vencer as próximas legislativas. Assumir isto não é dizer que Montenegro vencerá as eleições; é tão somente notar que o presidente do PSD tem a dinâmica e a........

© Observador


Get it on Google Play