Para além dos argumentos de natureza teológica e histórica, há quem recorra a razões de carácter psicológico para justificar a conveniência de que também os padres católicos latinos possam casar. Supõe-se até que uma vida, por assim dizer, mais normal seria também benéfica em relação aos abusos de menores por clérigos. Nesta entrevista virtual, todos os textos entre aspas e itálico são citações literais de São Paulo VI, na sua Encíclica Sacerdotalis Caelibatus, de 1967.

– Vossa Santidade não acha que estes lamentáveis casos são, por vezes, uma reacção devida à repressiva disciplina eclesiástica a que são submetidos os padres católicos no Ocidente, precisamente pelo facto de não lhes ser permitida uma vida mais saudável, nomeadamente no âmbito da sua afectividade e sexualidade?! Não faltam os que assim pensam …

“Nem faltam os que estão persuadidos de que, se os sacerdotes se casassem, não haveria já para esses sacerdotes ocasião de infidelidades, perturbações e defecções penosas, que tanto ferem e amarguram a Igreja; e até poderiam esses ministros de Cristo dar um testemunho mais completo de vida cristã na própria família, da qual se encontram separados por causa do seu presente estado de vida.” (nº 9).

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que P. Gonçalo Portocarrero de Almada publique um novo artigo.

QOSHE - Celibato sacerdotal e calor humano - P. Gonçalo Portocarrero De Almada
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Celibato sacerdotal e calor humano

6 3
24.02.2024

Para além dos argumentos de natureza teológica e histórica, há quem recorra a razões de carácter psicológico para justificar a conveniência de que também os padres católicos latinos possam casar. Supõe-se até que uma vida, por assim dizer, mais normal seria também benéfica em relação aos abusos de menores por clérigos. Nesta entrevista virtual, todos os textos entre aspas e itálico são citações........

© Observador


Get it on Google Play