Fiducia supplicans (FS) é uma Declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé, sobre o sentido pastoral das bênçãos, que foi aprovada pelo Papa Francisco, no passado 18-12-2023. Já são conhecidas algumas das reacções suscitadas por esta Declaração, tanto por parte das inúmeras Conferências Episcopais, nomeadamente africanas, que recusaram a sua aplicação nos seus países, como pelas associações LGBT, que festejaram o que dizem ser a aprovação pontifícia das uniões de pessoas do mesmo sexo.

Apesar de a FS declarar que “a presente Declaração permanece firme na doutrina tradicional da Igreja sobre o matrimónio, não permitindo nenhum tipo de rito litúrgico, ou bênção similar a um rito litúrgico que possa causar confusão” (FS, Apresentação, 3º§), a verdade é que a confusão, a nível mundial, está instalada. A prova é que Chris Christie, possível candidato republicano às eleições presidenciais norte-americanas, declarou que, por causa desta Declaração, apoiará os casamentos entre pessoas do mesmo sexo (Infocatólica, 2-1-2024).

Esta Declaração pretende “oferecer uma contribuição específica e inovadora ao significado pastoral das bênçãos, que permite ampliar e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos estreitamente vinculadas a uma perspectiva litúrgica” (FS, Apresentação, 3º§). No entanto, uma bênção não litúrgica parece ser uma contradição nos termos e, mesmo que seja em tese possível, é problemática a competência da Igreja sobre uma realidade que a instituição eclesial reconhece como não litúrgica.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que P. Gonçalo Portocarrero de Almada publique um novo artigo.

QOSHE - Fiducia supplicans: uma bênção ou uma maldição? - P. Gonçalo Portocarrero De Almada
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Fiducia supplicans: uma bênção ou uma maldição?

8 10
06.01.2024

Fiducia supplicans (FS) é uma Declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé, sobre o sentido pastoral das bênçãos, que foi aprovada pelo Papa Francisco, no passado 18-12-2023. Já são conhecidas algumas das reacções suscitadas por esta Declaração, tanto por parte das inúmeras Conferências Episcopais, nomeadamente africanas, que recusaram a sua aplicação nos seus países, como pelas associações LGBT, que festejaram o que dizem ser a aprovação pontifícia das uniões de........

© Observador


Get it on Google Play