Algumas questões referidas na polémica Declaração Fiducia Supplicans foram tratadas por Bento XVI, então Cardeal Joseph Ratzinger, na sua Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais, de 1-10-1986. Tal coincidência justifica a sua evocação, na forma de uma imaginária entrevista, em que todas as respostas são transcrições literais dessa Carta.

– Esta Carta aos Bispos da Igreja Católica é inédita?

“Já na « Declaração acerca de algumas questões de ética sexual » de 29-12- 1975, a Congregação para a Doutrina da Fé tratava explicitamente deste problema. Naquela Declaração, salientava-se o dever de procurar compreender a condição homossexual e se observava que a culpabilidade dos actos homossexuais deve ser julgada com prudência. Ao mesmo tempo, a Congregação tinha em consideração a distinção feita comummente entre a condição ou tendência homossexual, de um lado, e, do outro, os actos homossexuais. Estes últimos eram descritos como actos que, privados da sua finalidade essencial e indispensável, são ‘intrinsecamente desordenados’ e, como tais, não podem ser aprovados em nenhum caso (cfr. n. 8, § 4).”

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

Receba um alerta sempre que P. Gonçalo Portocarrero de Almada publique um novo artigo.

QOSHE - Igreja e Homossexualidade - P. Gonçalo Portocarrero De Almada
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Igreja e Homossexualidade

6 18
13.01.2024

Algumas questões referidas na polémica Declaração Fiducia Supplicans foram tratadas por Bento XVI, então Cardeal Joseph Ratzinger, na sua Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais, de 1-10-1986. Tal coincidência justifica a sua evocação, na forma de uma imaginária entrevista, em que todas as respostas são transcrições literais dessa........

© Observador


Get it on Google Play