O estabelecimento de verdades que têm o pequeno problema de serem gigantescas mentiras não é novo para nenhuma comunidade. Arrisco dizer que acontece desde que o Homem descobriu que não era possível viver sozinho. Convencer homens e mulheres foi sempre mais fácil para os poderosos, sobretudo para quem detém o poder político ou domina os órgãos de comunicação social tradicionais. Aliás, quando cumprem a sua missão, dedicam-se, entre outras coisas, a desmontar as mentiras do poder político e doutros poderes fáticos.

O que se modificou nos tempos que vivemos não é só a velocidade com que se consegue difundir uma mentira e estabelecê-la como verdade, é também a capacidade de um conjunto de pessoas o conseguir fazer sem que nós saibamos quem elas são, quem as financia e quais os seus objetivos. Outra novidade é a maior capacidade de divulgação que demonstram, comparada com a da comunicação social e a dos vários poderes, nomeadamente o poder político.

QOSHE - Queremos ser reféns da mentira? - Pedro Marques Lopes
menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Queremos ser reféns da mentira?

5 1
25.01.2024

O estabelecimento de verdades que têm o pequeno problema de serem gigantescas mentiras não é novo para nenhuma comunidade. Arrisco dizer que acontece desde que o Homem descobriu que não era possível viver sozinho. Convencer homens e mulheres........

© Visão

Get it on Google Play